VINGADOR FANTASMA: A 1ª proposta de NEIL GAIMAN para DC Comics.

 


 

fantas2

Quando criança eu gostava de ler gibis de terror, de histórias assustadoras, com monstros. Mas eu lia basicamente tudo que caía de minha mão. Com uns seis ou setes anos eu já tinha descoberto a fórmula dos super heróis: ou eles ganham dos vilões ou perdem [e ganham na próxima edição]. Eu gostava muito era do Vingador Fantasma.” – Neil Gaiman

Por esses dias, folheando minhas revistas HERÓI [lançadas muitos anos atrás pela EDITORA ACNE em parceria com a NOVA SAMPA], encontrei uma pequena matéria sobre NEIL GAIMAN, na edição Nº 36, renomeada HERÓI GOLDpor causa de suas mutações.

Heroi- vingador fantasma

Existe algo mais irônico que isso? GAIMAN fã de VINGADOR FANTASMAThe_Phantom_Stranger acabou por escrever, futuramente, alguns roteiros onde pôde utilizá-lo.

Antes de sua obra SANDMAN, NEIL havia sugerido para KAREN BERGER, editora da DC Comics na época, três personagens: VINGADOR FANTASMA, ETRIGAN e ARQUEIRO VERDE . Nenhum deles disponível no momento, SANDMAN acabou sendo entregue para GAIMAN, após uma estratégia em relação a sua trama com a ORQUÍDEA NEGRA numa história com parceria com DAVE MCKEAN .

No site terrazero.com.br encontrei trechos de uma entrevista de NEIL GAIMAN [extraídos do site UNIVERSOHQ] no qual o escritor inglês fala sobre isso: :

 “Há um script que nunca foi usado de Sandman #24. Nas primeiras cinco páginas dessa edição, eu escrevi originalmente uma versão onde Sandman está voando de volta do inferno e acaba encontrando o Vingador Fantasma. Eles ficam lá, parados, e têm uma conversa sobre o que está para acontecer, dizendo coisas misteriosas que só têm algum significado para eles mesmos. Não funcionou muito bem, porque Sandman e o Vingador Fantasma são muito parecidos. Quando tinha uma página e meia disso, eu pensei como aquilo estava bobo, e cortei tudo.

Assim, suponho que, ao longo desses anos, provavelmente já tenha feito em SANDMAN tudo que queria ter feito com o Vingador Fantasma.

Acho engraçado olhar para trás e ver as razões que a DC me deu para eu não fazer o Vingador Fantasma. A razão dada foi que ele “não era heroico o suficiente”. (risos de incredulidade) Eles disseram que não poderíamos fazer uma revista mensal com o Vingador Fantasma, pois ele não era “herói o suficiente”. Aí, me pediram para escolher outro. (…) Eu sugeri Etrigan, e eles disseram não, pois Matt Wagner estava o fazendo. Deixa eu ver quem mais sugeri… o Arqueiro Verde. Mas eles deram uma resposta negativa novamente, porque Mike Grell estava trabalhando com o personagem” [Neil Gaiman: O autor que resgatou o Sonho nos quadrinhos]

BOM_1

A Brigada dos Encapotados teve uma minissérie em 2001, no Brasil, publicada pela BRAINSTORE Editora

Ironicamente, NEIL utilizou o VINGADOR FANTASMA em outras histórias suas, a primeira delas: OS LIVROS DA MAGIA, na qual reuniu os quatro Magos do universo DC: VINGADOR FANTASMA, DOUTOR OCULTO, JOHN CONSTANTINE [HELLBLAZER] e MISTER IO, formando a BRIGADA DOS ENCAPOTADOS, e ajudaram o jovem TIMOTHY HUNTER, a conhecer o mundo da magia, ensinando sobre sua virtude e suas consequências, e levando-o para vários lugares; A segunda, A LENDA DA CHAMA VERDE no qual SUPERMAN e o LANTERNA VERDE, HAL JORDAN morrem por causa de uma bateria Esmeralda e se aventuram no além vida [ou seria além morte?].

Fico imaginado o que NEIL GAIMAN faria com o VINGADOR FANTASMA numa série própria, apesar do que disse sobre.

phantomstrangersheltonbryant


Deixe um comentário